InfoJud 728x90

'Emocionante,' 'histórico', 'incrĂ­vel': equipe de "Ainda Estou Aqui" celebra Oscar logo após cerimônia

Por Redação em 03/03/2025 às 12:25:06
Produção original Globoplay se tornou a primeira brasileira a ganhar um Oscar, na categoria Melhor Filme Internacional. 'Foi uma gritaria lĂĄ em cima, parecia um jogo de futebol', relembra diretor de fotografia sobre momento do anĂșncio. 'Ainda estou aqui' leva Oscar de melhor filme internacional

Carlos Barria/Reuters

Integrantes da equipe de "Ainda Estou Aqui" que acompanhavam a cerimônia do Oscar em Los Angeles (EUA) classificaram o prĂȘmio de Melhor Filme Internacional do longa-metragem como "emocionante", "incrĂ­vel" e "histórico".

"Na nossa hora, eu não sei, a gente gritou, se abraçou, chorou, foi muito arrepiante, foi muito, muito emocionante", contou a figurinista do longa, Claudia Kopke, ao blog, logo após a cerimônia. "A gente pensar naquele trabalho todo que a gente teve, que não é fĂĄcil, apesar de parecer simples. Foi muito legal".

'A gente gritou, se abraçou, chorou': Figurinista de 'Ainda Estou Aqui' celebra vitória

'Realmente histórico'

Valentina Herszage, a atriz que interpreta Veroca, a filha mais velha de Eunice e Rubens Paiva, relata que a premiação exalta a produção nacional e serve como um convite "para a gente poder voltar a ocupar as salas de cinema".

"Eu acho que a gente ganha um espaço, assim, no mundo, de a gente mostrar as nossas histórias. E não só para o mundo, mas acho que para nós mesmos, brasileiros. Para a gente lembrar o que a gente produz. E o que a gente produz é muito bom!", afirma Herszage. "É realmente histórico. É a primeira vez que um filme brasileiro ganha um Oscar".

'Parecia um jogo de futebol'

Integrantes da equipe do longa-metragem se reuniram em diferentes espaços do Dolby Theatre, em Los Angeles (EUA), onde aconteceu a cerimônia de premiação.

"A gente estava com a parte da equipe lĂĄ em cima e os produtores estavam embaixo. Quando a gente recebeu a notĂ­cia que o filme ganhou, que a gente escutou, 'I'm Still Here', foi muito legal. Foi uma gritaria lĂĄ em cima, parecia um jogo de futebol. A gente ficou muito emocionado", conta ao blog, Adrian Tejido, diretor de fotografia do filme.

Diretor de Fotografia de 'Ainda Estou Aqui' conta sobre a vitória no Oscar

A vitória de "Ainda Estou Aqui" foi a primeira do Brasil no Oscar.

O Brasil é indicado na Academy Awards desde 1963, quando estreou com o filme "O Pagador de Promessas", dirigido por Anselmo Duarte, Ășnico filme brasileiro a vencer a Palma de Ouro em Cannes.

Outras produções indicadas na categoria de melhor filme internacional foram "O Quatrilho (1996)", "O Que É Isso, Companheiro? (1998)" e "Central do Brasil (1999)", sendo este Ășltimo um dos momentos mais marcantes do cinema nacional na premiação.

Além de Melhor Filme Internacional, "Ainda Estou Aqui" rendeu indicações de Melhor Filme – vencido por "Anora" – e Melhor Atriz, para Fernanda Torres – a estatueta ficou com Mikey Madison, de "Anora".

"Faltou a Nanda [Fernanda Torres], mas acho que a Nanda ganhou, né? Tudo que aconteceu na vida dela, dos prĂȘmios que ela ganhou e da repercussão que teve, jĂĄ foi mais que suficiente. JĂĄ foi maravilhoso, né? Não teria sido melhor", afirma Tejido.

Premiações nacionais e internacionais de 'Ainda Estou Aqui'

Ao todo, o filme jĂĄ acumula 39 prĂȘmios nacionais e internacionais. Veja a lista:

Oscar (Academy Awards), como Melhor Filme Internacional

Globo de Ouro, onde a atriz Fernanda Torres ganhou o prĂȘmio de Melhor Atriz em Filme de Drama

Satellite Awards, premiação realizada pela International Press Academy (IPA), uma associação de jornalistas de entretenimento dos Estados Unidos, também reconheceu Fernanda Torres, como Melhor Atriz em Filme de Drama

Goya Awards, principal premiação do cinema espanhol – Melhor Filme Iberoamericano

Los Angeles Film Critics Association Awards, prĂȘmio dos crĂ­ticos de Los Angeles – Vice-campeã em Melhor Atuação Principal (Fernanda Torres, empatada com Demi Moore por A Substância)

Miami Film Festival, festival de cinema independente – Miami Film Festival GEMS (Walter Salles)

National Board of Review, tradicional premiação da crĂ­tica norte-americana – Top 5 Filmes Internacionais

Palm Springs International Film Festival, evento focado em produções internacionais – Melhor Filme em LĂ­ngua Não-Inglesa

Philadelphia Film Festival, festival reconhecido pela curadoria de grandes diretores – Masters of Cinema (Walter Salles)

International Film Festival Rotterdam, festival de cinema independente na Holanda – IFFR Audience Award (Walter Salles)

Santa Barbara International Film Festival, premiação que destaca talentos emergentes – Virtuoso Award (Fernanda Torres)

São Paulo International Film Festival, um dos maiores festivais de cinema do Brasil – Melhor Filme Brasileiro de Ficção

Vancouver International Film Festival, festival canadense com foco em cinema autoral – Galas & Special Presentations

Festival de Veneza, um dos mais prestigiados festivais do mundo – Melhor Roteiro (Heitor Lorega e Murilo Hauser)

Festival de Veneza – SIGNIS Award (Associação Católica Mundial para a Comunicação) (Walter Salles)

Festival de Veneza – Green Drop Award, prĂȘmio concedido durante o Festival de Veneza a filmes que abordam temas ambientais, sustentabilidade e questões ecológicas. (Walter Salles)

Fido Awards, premiação voltada para cães no cinema – Melhor Cachorro Histórico (Suri e Ozzy)

Associação Paulista de CrĂ­ticos de Arte, tradicional premiação da crĂ­tica paulista – Melhor Filme

Associação Paulista de CrĂ­ticos de Arte – Melhor Atriz (Fernanda Torres)

Cinema for Peace Awards, premiação voltada para filmes com impacto social – Cinema for Peace Dove – Filme Mais Valioso do Ano

Mill Valley Film Festival, festival focado em filmes independentes e internacionais – World Cinema (Walter Salles)

Dorian Awards, premiação da crĂ­tica LGBTQ+ – Melhor Filme em LĂ­ngua Não-Inglesa

Gold Derby Awards, premiação baseada em previsões da indĂșstria cinematogrĂĄfica – Melhor Atriz (Fernanda Torres), Melhor Roteiro Adaptado (Heitor Lorega e Murilo Hauser), Melhor Filme Internacional e Melhor Filme

New Mexico Film Critics, premiação dos crĂ­ticos do Novo México – Melhor Filme em LĂ­ngua Não-Inglesa

Pingyao International Film Festival, festival de cinema na China – Crouching Tiger Hidden Dragon East – West Award (Walter Salles)

Latino Entertainment Journalists Association Film Awards, premiação da associação de jornalistas latinos nos EUA – Melhor Atriz (Fernanda Torres), Melhor Filme em LĂ­ngua Não-Inglesa

Festival International du Film d'Histoire de Pessac, festival francĂȘs dedicado a filmes históricos – Prix du Public, filme mais votado pelo pĂșblico do festival, e Prix Danielle Le Roy du Jury Étudiant, concedido por um jĂșri estudantil, composto por jovens crĂ­ticos e estudantes de cinema ou história.

PrĂȘmio Abraccine, premiação da Associação Brasileira de CrĂ­ticos de Cinema – Melhor Longa Brasileiro

Critics Choice Awards Celebration of Cinema, evento que celebra o cinema internacional – Melhor Atriz em Filme Internacional (Fernanda Torres)

Brazil Online Film Award, premiação do cinema brasileiro – Melhor Filme, Melhor Atriz (Fernanda Torres), Melhor Diretor (Walter Salles), Filme Brasileiro do Ano, Melhor Elenco e Melhor Roteiro (Heitor Lorega e Murilo Hauser)

PrĂȘmio Arcanjo de Cultura, premiação que reconhece destaques culturais no Brasil – PrĂȘmio Arcanjo (Walter Salles)

PrĂȘmio F5, reconhecimento do portal de cultura e entretenimento – Filme do Ano, Atuação do Ano em Papel Infantojuvenil (Cora Mora) e Atuação do Ano em Filme (Fernanda Torres)

Associação dos CrĂ­ticos de Cinema do Rio Grande do Sul, premiação dos crĂ­ticos gaĂșchos – Melhor Filme Nacional

Associação de CrĂ­ticos de Cinema do Rio de Janeiro, premiação dos crĂ­ticos cariocas – Melhores Filmes do Ano

Associação Cearense de CrĂ­ticos de Cinema, reconhecimento dos crĂ­ticos do CearĂĄ – Melhor Longa-Metragem Brasileiro

LEIA TAMBÉM:

Brasileiros comemoram a vitória de 'Ainda Estou Aqui' no Oscar

Esnobados do Oscar 2025: veja os filmes que concorreram a vĂĄrias categorias e ficaram com poucos (ou nenhum dos) prĂȘmios

'Anora' é farsa brilhante mascarada de romance erótico com atuação de gala de Mikey Madison; g1 jĂĄ viu

Após cerimônia do Oscar, Fernanda Torres conversa carinhosamente com Mikey Madison

Selton Mello mostra bastidores do Oscar

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90