O presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva afirmou neste sĂĄbado que seu novo colega uruguaio, YamandĂș Orsi "é muito importante" para a integração sul-americana, ao se reunir em Montevidéu com o amigo José "Pepe" Mujica. Lula é considerado um aliado-chave na aposta "pelo sul global" do governo de Orsi, que tem como mentor o ex-presidente Mujica (2010-2015).
"Eu vou tratar o YamandĂș com o mesmo carinho e amizade que nós dois tĂnhamos, porque eu acho que ele é uma peça muito importante na integração sul-americana", prometeu Lula a Mujica, referindo-se à época em que ambos estavam no poder. "Para mim, não importa o tamanho do paĂs, e sim o carĂĄter do presidente. Ele é uma pessoa que merece muito respeito", acrescentou, segundo um vĂdeo publicado em sua conta no X.
Orsi viajou para se encontrar com Lula em novembro, trĂȘs dias após vencer as eleições e uma semana antes da reunião de cĂșpula do Mercosul em Montevidéu, quando ambos defenderam a integração regional e o acordo comercial do bloco com a União Europeia, pendente de aprovação.
No vĂdeo divulgado hoje, Lula abraça e beija carinhosamente Mujica, 89, que sofre de um câncer irreversĂvel. "Mujica é uma daquelas pessoas que estão acima da média dos seres humanos", elogiou o presidente brasileiro na legenda do vĂdeo. Mais cedo, Lula havia dito que "se o mundo tivesse mais homens da qualidade de Mujica, seria muito mais amoroso, muito mais fraterno".
*Com informações da AFP
Publicado por Victor Oliveira
Fonte: JP