PGR denuncia ao STF coronel e ex-assessor do GSI por defender golpe
José Placídio Matias dos Santos cobrou atuação das Forças Armadas no dias dos ataques às sedes dos Três Poderes.
José Placídio Matias dos Santos cobrou atuação das Forças Armadas no dias dos ataques às sedes dos Três Poderes. A Procuradoria-Geral da República denunciou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o coronel da reserva José Placídio Matias dos Santos, por incitação ao golpe de estado. Ele foi assessor no Gabinete de Segurança Institucional (GSI) durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A acusação, que está sob sigilo no STF, apontou que o militar fez diversas postagens em uma rede social, entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, para incitar golpe de estado.
No dia dos ataques às sedes dos Três Poderes, o coronel cobrou uma insubordinação das Forças Armadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
PF considera que 159 pessoas envolvidas nos ataques de 8 de janeiro são foragidas
O coronel chegou a ser investigado na Justiça Militar, que concluiu pela existência de autoria e materialidade do crime Incitar à desobediência, à indisciplina ou à prática de crime militar.
A Justiça Militar, no entanto, atendeu a um pedido do Ministério Público Militar e enviou o caso ao Supremo por avaliar que o caso envolvia incitação ao crime.
Se o Supremo receber a denúncia, o coronel passa a ser réu e vai responder por incitação ao crime.
Fonte: G1